Você já se perguntou sobre o que faz um assessor de marketing? Já imaginou o que acontece por trás das estratégias de marketing de uma empresa? Quem é o cérebro por trás das campanhas de sucesso?
Um assessor de marketing é o piloto por trás das estratégias e ações de marketing. Vamos aprofundar um pouco?
Imagine uma corrida emocionante, onde cada curva é uma surpresa e cada reta uma oportunidade. Agora, pense no piloto desse carro: focado, ágil e sempre pronto para o próximo desafio. No mundo agitado do marketing, esse piloto é o nosso querido assessor de marketing!
O assessor de marketing não é apenas um “piloto”. Ele é o estrategista, o planejador e o executor. Ele analisa o mercado, identifica oportunidades, cria campanhas cativantes e monitora os resultados.
Assim como um piloto que conhece cada detalhe do seu carro, o assessor sabe tudo sobre as ferramentas e táticas de marketing. Ele decide quando lançar uma nova campanha, como posicionar um produto e qual mensagem transmitir.
Assim como um piloto que dá o seu melhor para não deixar o carro derrapar na pista molhada, o assessor de marketing navega pelo mercado, desviando de obstáculos e buscando sempre a melhor rota. E, durante essa corrida, ele está constantemente de olho no painel, monitorando dados e resultados.
Cada ultrapassagem é uma campanha bem-sucedida, cada volta completada é um ROI positivo garantido.
Muita gente acha que ter um produto incrível é como ter o carro mais veloz da corrida. Mas, vamos ser sinceros, até o carro mais turbinado precisa de um piloto habilidoso, certo?
Da mesma forma, o assessor de marketing é quem garante que a empresa não só entre na corrida, mas também brilhe e alcance a linha de chegada com sucesso.
Então, da próxima vez que você pensar em estratégias de marketing e se perguntar “Quem está no volante?”, lembre-se do nosso piloto estrela: o assessor de marketing. Ele está lá, pronto para levar sua empresa ao pódio criando estratégias que elevam uma marca e a colocam diante do público certo, no momento certo.!
Se você deseja compreender melhor quais as funções que o assessor de marketing desempenha dentro de sua empresa e os benefícios de contratar um, confira agora na íntegra o conteúdo que preparei para você!
O que é um assessor de marketing?
O assessor de marketing é o profissional que auxilia ou fica totalmente responsável pela publicidade, comunicação, marketing e branding de uma marca. Ele é responsável por manter a imagem da empresa alinhada com seus valores e objetivos, garantindo, assim, o aumento da visibilidade da empresa.
Sendo assim, este profissional cria estratégias de marketing e as coloca em prática com o objetivo de trazer mais vendas para o negócio.
Suas principais funções são: identificar público-alvo, desenvolver planos de marketing, criar campanhas promocionais, avaliar métricas de campanhas e obter um retorno sobre o investimento positivo, além de avaliar os resultados de suas estratégias.
Qual a diferença de um assessor de marketing para consultor?
Mas, será que o assessor de marketing e o consultor de marketing desempenham as mesmas funções? Apesar de apresentarem diferenças sutis, o assessor de marketing e o consultor possuem algumas tarefas que os diferenciam.
A saber, o assessor de marketing quase sempre trabalha na parte interna da organização e é responsável por planejar, executar e monitorar as estratégias de marketing da empresa em que atua.
Além disso, o assessor conhece bem a empresa em que trabalha, ou seja, conhece o público-alvo, a cultura e produtos/serviços com propriedade. Inclusive, ele sempre trabalha em conjunto com agências de tráfego pago para elaborar a melhor estratégia.
Enquanto que, o consultor de marketing é profissional externo. Como assim? Simples! O consultor é recrutado pela empresa, com o intuito de que este forneça à organização recomendações precisas e insights.
Outra diferença é que o consultor de marketing possui experiência em diferentes setores, por essa razão, sua abordagem é mais voltada para análise e solução de problemas específicos.
O que faz um assessor de marketing e suas principais responsabilidades?

Bom, agora vou te explicar de maneira mais exata o que faz um assessor de marketing, afinal, você já sabe o que é um assessor e a diferença existentes entre este profissional e o consultor.
Logo, você já tem uma ideia do que este profissional faz, não é mesmo? Pois, como já mencionado ao longo deste artigo, o assessor de marketing desempenha um papel fundamental dentro da empresa, já que ele é responsável por impulsionar a visibilidade da marca, aumentar o engajamento do público e contribuir para o crescimento da organização.
Mas, quais as funções exercidas pelo assessor de marketing dentro de uma empresa? De maneira bem simples, este profissional faz:
- Planos de marketing que estejam alinhados com o objetivo da empresa;
- Pesquisas de mercado, a fim de compreender as necessidades e preferência do público-alvo;
- É responsável pela criação e gerenciamento de campanhas promocionais e escolha dos canais de comunicação de acordo com o público;
- Faz a supervisão dos conteúdos criados para os canais de comunicação da empresa, com o objetivo de oferecer sempre conteúdo relevante baseado na persona;
- Gerencia as relações públicas da marca;
- Monitorar e avaliar o desempenho das campanhas de marketing;
- Realiza a administração do orçamento de marketing;
- Ajusta as estratégias quando necessário, com base nos dados.
Integração com outras áreas
Vendas
A relação entre marketing e vendas é, sem dúvida, a mais destacada e debatida atualmente. Ambos setores precisam trabalhar lado a lado para que a campanha atraia os clientes certos, enquanto a equipe de vendas transforma esses potenciais clientes em vendas reais.
A comunicação constante entre essas duas áreas vai otimizar a abordagem de vendas, tornando o processo de venda mais assertivo.
Operação e automações
A operação como um todo precisa garantir que os produtos ou serviços promovidos pela equipe de marketing estejam disponíveis e sejam entregues da forma prometida o mais rápido possível.
Isso inclui garantir que haja estoque suficiente de um produto ou que um serviço possa ser prestado no prazo prometido. O assessor de marketing vai ajudar a fazer essa operação funcionar e otimizar os processos através de automações e ferramentas.
Finanças
O marketing requer investimento, empresa que não investe em marketing, não vende!
Seja em campanhas online ou lançamento de novos produtos, é essencial que haja um orçamento claro e objetivo de acordo com o nicho. A integração com o departamento financeiro garante que as campanhas sejam realistas e alinhadas com os objetivos financeiros da empresa.
Por que contratar um assessor de marketing?
Então, viu só como este profissional é versátil e de suma importância dentro de uma empresa? Logo, não é à toa que toda a empresa deve ter um assessor de marketing para ajudar a alavancar seu negócio.
Contudo, muitas pessoas ainda questionam: afinal, por que contratar um assessor de marketing? Será que meu negócio realmente precisa deste profissional? A resposta é sim, seu negócio precisa de um assessor de marketing e vou te mostrar alguns motivos para contratar um.
O primeiro deles é a economia de tempo e recurso, pois o assessor de marketing já possui experiência no campo do marketing e você poderá aproveitar essas habilidades, economizando, assim, o tempo que seria gasto em aprendizado ou treinamento.
Outra vantagem de contratar um assessor é que cada setor da empresa pode manter o foco na sua competência principal, pois os assuntos relacionados ao marketing serão administrados por um especialista da área (geralmente ele possui uma equipe a seu favor).
Junto a isso, ao contratar este profissional você estará investindo na ampliação da visibilidade da marca. Isso porque o assessor de marketing é expert em criar campanhas direcionadas, alcançando um público mais amplo (e assertivo) com potencial de fazer novos clientes.
Pensou que as vantagens de contratar um assessor para sua empresa terminavam por aí? Não mesmo! Esses são apenas alguns dos diversos benefícios de ter um profissional deste na equipe.
Comunicação eficaz
A habilidade de comunicar ideias, estratégias e informações de maneira clara e persuasiva é essencial em qualquer setor, mas é particularmente crítica no mundo do marketing. Um assessor de marketing, ao se comunicar eficazmente, pode:
- Conectar-se melhor com o público-alvo, seja através de campanhas ou branding;
- Facilitar o trabalho em equipe, a comunicação clara entre os membros da equipe faz o time jogar em equipe e motivos, evitando mal-entendidos e atrasos.
Adaptação rápida às mudanças do mercado
No mundo do marketing a mudança é constante. Seja por causa de novas tecnologias ou mudanças no comportamento do consumidor, a capacidade de se adaptar é crucial. Um assessor de marketing adaptável vai lhe fazer sua empresa
- Responder rapidamente às mudanças, pois um bom assessor não é pego de surpresa! Um profissional com esse “soft kill” vai ajustar rapidamente suas estratégias para se alinhar com as novas circunstâncias.
- Aproveitar novas oportunidades quando as mudanças chegarem. A mudança no mercado sempre abre novas oportunidades para quem sabe enxergar. O assessor de marketing tem esse olhar crítico e analítico nesse ponto
- Minimizar riscos também faz parte das competências do assessor de marketing. Para apostar nessas mudanças é preciso se arriscar, mas, o mais importante é tomar riscos calculados, é aí que entra meu trabalho como assessor de marketing, garantir que sua empresa assuma riscos calculados.
Entendeu o que faz um assessor de marketing? Aqui na Groufy Aceleradora de marketing você pode contar comigo para realizar a estratégia de marketing do seu negócio, vamos alavancar suas vendas e crescer sua empresa? Aguardo seu contato!