como aumentar o ctr do facebook

7 dicas para aumentar o CTR do Facebook Ads e ter mais resultados

Você já se perguntou por que tem anúncios no Facebook que não recebem tantos cliques quanto você esperava? 

Sente que está investindo tempo e dinheiro, mas não vê o retorno desejado em termos de conversões e leads? Você não está sozinho, isso é mais comum do que imaginamos… 

Muitas empresas enfrentam o desafio de otimizar seus anúncios no Facebook para alcançar um maior CTR, que é um fator crucial para o sucesso de suas estratégias de tráfego pago.

Se você está buscando melhorar a performance dos seus anúncios e aumentar o CTR do facebook ads, vou te mostrar 7 formas de conseguir.

Cresca sua empresa com a Groufy também!

Segmentação precisa

Um dos segredos para aumentar o CTR dos seus anúncios no Facebook está na segmentação precisa. Mas o que isso realmente significa? 

Imagine que você está tentando vender um livro de receitas vegetarianas. Se o seu anúncio for mostrado para pessoas que não têm interesse em culinária vegetariana, é provável que elas não cliquem nele, certo? É aqui que entra em jogo a importância de conhecer o público alvo.

Quem são e como se comportam as pessoas que se interessam pelo seu produto?

Descubra as características demográficas como idade e localização, mas também interesses, comportamentos e até mesmo conexões em comum entre elas.

Por exemplo, você pode segmentar pessoas que seguem páginas de culinária vegetariana, que participam de grupos de alimentação saudável ou que demonstraram interesse em estilos de vida sustentáveis. 

Usar a linguagem e as imagens certas com seu público-alvo vai fazer uma grande diferença, criando uma copy que fale diretamente com emoções e desejos dessas pessoas. 

Veja também: quanto custa anunciar no facebook

Persona bem definida

Você provavelmente já ouviu falar em “persona”, certo? No mundo do marketing, persona é como um personagem que representa o seu cliente ideal. 

Mas por que isso é tão importante para aumentar o seu CTR?

Quando você conhece profundamente a sua persona, você entende exatamente com quem está falando.

Saber suas dores, desejos, interesses, hábitos e emoções. Com essas informações, você pode criar anúncios que não só chamam a atenção mas também, títulos persuasivos e que falam diretamente ao coração e à mente do seu público-alvo.

Por exemplo, se nossa persona é uma mãe jovem e moderna, interessada em produtos da moda  para seus filhos, nossos anúncios vão refletir isso. 

Os criativos devem ser pensados para atrair e engajar esse público específico. Quando a mãe jovem vê o anúncio, ela deve sentir que aquele conteúdo foi feito especialmente para ela.

Só assim elas vão clicar e consequentemente aumentar o CTR da campanha.

Criativos interessantes 

Bom, já introduzimos sobre os criativos, eles são um dos principais pontos que damos atenção aqui na Groufy.

No Facebook, uma coisa é certa…os criativos precisam ser bons e persuasivos para se destacar no meio de tantas outras informações. Mas o que realmente faz um anúncio ser considerado criativo e capaz de persuadir as pessoas a clicarem?

Explicamos melhor em nosso conteúdo sobre como fazer criativos que convertem, mas resumidamente é pensar na parte visual. 

A imagem ou vídeo que chama atenção é o básico. Usamos a psicologia das cores, imagens de alta qualidade e, se possível, mostrar pessoas reais usando seu produto ou serviço. Isso cria uma conexão mais forte com quem está vendo o anúncio.

Agora, sobre a copy é basicamente o que falamos acima sobre conhecer o público alvo e ter uma persona bem definida, sem isso não existe copy. 

O importante é que a mensagem toque o público-alvo de alguma forma.

Veja esse nosso exemplo de criativo em vídeo:

Titles persuasivos 

O título do seu anúncio pode ser o grande herói ou o vilão da sua campanha no Facebook… 

Um título bem elaborado tem o poder de capturar a atenção das pessoas e fazer com que elas queiram clicar para saber mais. Por outro lado, um título fraco pode ser a razão pela qual seu anúncio não está tendo o desempenho esperado.

Então, o que faz um título ser realmente persuasivo? Primeiro, precisa despertar curiosidade ou desejo, só assim as pessoas vão clicar. 

As pessoas navegam pelo Facebook em busca de entretenimento, então seu título deve ser fácil de entender em apenas uma rápida olhada e ao mesmo tempo despertar curiosidade ou interesse. 

Por exemplo, em vez de um título como “Compre nosso novo produto“, você poderia usar algo como “Descubra o segredo para uma vida mais saudável“. Este último é mais provável de chamar a atenção e despertar a curiosidade dos usuários.

Cresca sua empresa com a Groufy também!

Descubra onde seu público está dentro da Meta ads

Popularmente falamos Facebook ads, mas na verdade sabemos que é Meta Ads, e dentro dessa plataforma existem várias formas de exibir e espalhar os anúncios de nossos clientes.

O feed de notícias do facebook, na barra lateral direita, no messenger, nos stories do Instagram, entre outros. Cada um desses canais tem características únicas e, mais importante, públicos que interagem de maneiras diferentes.

Por exemplo, temos um cliente de produtos de beleza, pode descobrir que seus anúncios têm um desempenho melhor no feed de notícias do Facebook ou nas stories do Instagram. 

Isso pode acontecer porque esses locais são onde nosso público-alvo passa mais tempo e está mais receptivo a esse tipo de produto, entende?

Como descobrimos onde nosso público está? 

Testes! 

É testar diferentes canais e analisar os dados de desempenho, não tem receita de bolo para isso.

Entender e descobrir como nosso público se comporta nas redes é nosso ouro para aumentar o CTR das nossas campanhas no facebook

Resolva algum problema o mais rápido possível

Quando alguém navega pelo Facebook ou Instagram, geralmente não está buscando ativamente por produtos ou serviços. 

Por isso, para que um anúncio seja eficaz e gere cliques, ele precisa chamar a atenção de forma imediata, mostrando que pode resolver um problema ou satisfazer uma necessidade do usuário rapidamente (mesmo sem ela estar procurando por ela naquele momento).

Para isso, identificamos um problema que nosso público-alvo enfrenta e, em seguida, apresentamos uma solução ou promessa de resolução. Isso cria um senso de relevância e urgência, incentivando o usuário a clicar para saber mais.

Por exemplo, se você está anunciando um aplicativo de meditação, seu anúncio pode começar destacando o problema comum do estresse diário e, em seguida, apresentar o aplicativo como uma solução fácil e rápida para alcançar a calma e o equilíbrio.

O objetivo é garantir que, no primeiro contato com o anúncio, o usuário já sinta que encontrou algo que pode realmente ajudá-lo fazendo ele clicar e aumentar o CTR da campanha. 

Cresca sua empresa com a Groufy também!

Gatilhos mentais

Utilizar de gatilhos mentais nos anúncios no Facebook, vai aumentar absurdamente o CTR das campanhas, desde que use de maneira estratégica, considerando o público, persona e em que fase do funil de vendas o potencial cliente se encontra.

Por exemplo, para um lead que está no topo do funil, utilizamos anúncios para despertar a curiosidade. 

Já no fundo do funil, fazendo anúncios para ofertas “limitada” gerando escassez para o lead ter aquele “empurrão” para finalizar a compra.

A urgência de perder aquela oportunidade, faz as pessoas clicarem no anúncio aumentando CTR. 

Esse é um exemplo clássico de um gatilho mental: a urgência. E é exatamente isso que utilizamos nos anúncios do Facebook.

Sua campanha não converte? A Groufy tem a solução!

Você está cansado de ver o orçamento de marketing se esvaindo sem trazer os resultados esperados?

Seus anúncios não trazem leads qualificados?

Você não está sozinho! 

A Groufy é uma agência de tráfego pago especialista em transformar problemas em cases!

Imagine transformar cada centavo investido em vendas…

Com a Groufy, isso não é apenas um sonho, é a nossa palavra! 

Entre em contato e veja como mudar o cenário da sua empresa.

Quer crescer sua empresa com a Groufy?​

Entre em contato conosco e receba um diagnóstico da sua empresa com as melhores formas de alavancar seu negócio!

Matheus Maiberg

Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

Confira mais artigos da Groufy!