calculando o roi na marcenaria

Como calcular o ROI do marketing para marcenaria? Aprenda!

Compreendendo e aplicando o conceito de ROI nas estratégias de marketing para móveis planejados, nos permitindo melhorar os investimentos feitos e, assim, alcançar resultados positivos.

Em relação aos investimentos em sua loja de móveis planejados, todo investimento, você faz pensando em quanto aquilo vai lhe trazer de retorno, não é mesmo?

Já pensou em comprar equipamentos, aquele tipo de madeira para clientes mais exclusivos, e no final não saber se está realmente tendo retorno?

Cada centavo que você investe deve ser cuidadosamente analisado quanto ao seu potencial retorno, assim espero, que seja a forma que você trabalhar sua operação, mas nem todos empreendedores têm essa visão (não seja um deles).

Não se trata apenas de investir, mas investir de forma inteligente e estratégica para garantir que sua loja seja lucrativa e sustentável no longo prazo.

O ROI é a métrica-chave que usamos para entender o desempenho financeiro de seus investimentos, principalmente em marketing. Entenda o que é ROI e como calcular o investimento do seu marketing em sua marcenaria.

O que é ROI?

ROI é uma métrica no marketing, que usamos para saber o retorno sobre o investimento, se uma campanha de está dando lucro ou não. 

Se você decide investir em uma estratégia de marketing para móveis planejados em sua marcenaria e todo mês separa uma quantidade para investir em anúncios online, por exemplo, como saber realmente se os anúncios estão trazendo retorno? Através do ROI.

Calcular o ROI é a forma de descobrir se esse dinheiro que você investiu está voltando para você em forma de LUCRO. A partir disso você descobre também, se o investimento foi bom ou não.

Matheus, como eu consigo calcular o ROI em minha loja de móveis planejados?

Calma, vou te explicar o passo a passo.

Como calcular o ROI do marketing em loja de móveis planejados?

Para explicar de forma prática, utilizaremos dois exemplos reais de campanhas.

Primeira exemplo de uma campanha:

Valor Investido: R$1.462,57 Vendas Geradas: R$107.800,00

Nessa primeira campanha, investimos  R$1.462,57 em marketing e gerou vendas no valor de R$107.800,00.

Segunda Demonstração de Campanha:

Valor Investido: R$743,22 Faturamento Gerado: R$ 242.200,00

Na segunda campanha,investimos R$743,22 em marketing e gerou um faturamento de R$242.200,00.

Agora, vamos calcular o ROI para ambas as campanhas:

ROI da primeira campanha:

ROI = [(Vendas Geradas – Valor Investido) / Valor Investido] x 100

ROI = [(107.800,00 – 1.462,57) / 1.462,57] x 100 ROI ≈ 7.281,94%

O ROI da primeira campanha de móveis planejados foi aproximadamente 73x o valor investido.

ROI da segunda campanha:

ROI = [(Faturamento Gerado – Valor Investido) / Valor Investido] x 100

ROI = [(242.200,00 – 743,22) / 743,22] x 100 ROI ≈ 32.547,27%

O ROI da segunda campanha de móveis planejados foi aproximadamente 32x o valor investido

Análise dos Resultados:

  • Na primeira campanha, tivemos um ROI de 7.281,94%, o que indica que para cada R$1,00 investido em marketing, tivemos  um retorno de aproximadamente R$72,82 em vendas.
  • Já na segunda campanha, o ROI foi ainda mais alto, atingimos cerca de 32.547,27%, o que significa que a cada R$1,00 investido tivemos um retorno de aproximadamente R$32,55 em faturamento.

Como manter o ROI sempre positivo?

Primeiramente, uma das formas de sempre ter o ROI positivo e seu negócio saudável é fechar mais vendas e fidelizar clientes.

Para vender mais, é preciso de pessoas interessas. Para ter pessoas interessadas chegando até você, é preciso de estratégia, é aí que a Groufy entra como sua agência de tráfego pago para executar a campanha para seu negócio.

Digamos que a campanha de marketing está trazendo pessoas interessadas em seu produto e você não está vendendo, isso será péssimo, vender é o coração da empresa. Além do investimento não está trazendo o retorno previsto.

Mas, tem outros fatores que vai auxiliar você nessa tarefa:

  • Gerenciamento de estoque;
  • Preços adequados a margens de lucro;
  • Investimento estratégico;
  • Gerenciar custos do marketing e vendas geradas para calcular o ROI com precisão;
  • Utilizar padrões e insights positivos que possam ser aplicados a futuras campanhas;
  • Foco na qualidade dos anúncios para aumentar a conversão;
  • Ter um bom pós vendas para fidelizar clientes (e receber indicações).

O ROI é o lucro da sua empresa, se o seu ROI estiver negativo, é preciso reavaliar suas estratégias ou alocação de investimento. Não veja ele como apenas uma métrica, e sim uma ferramenta indispensável.

Conte com a Groufy para deixar o seu ROI positivo, vamos fazer sua loja de móveis planejados crescer!

A concorrência está sempre se movendo, nesse exato momento, alguém provavelmente está fazendo um orçamento para uma cozinha completa…

Você pode contar com a Groufy se quiser se destacar no mercado e sua região! E não estamos falando de resultados a longo prazo, iniciamos com um plano que se adapte a seus objetivos.

Imagine vender e atrair mais clientes do que nunca e aumentar seu faturamento em poucos meses? 

Com a Groufy isso é totalmente possível! Esperamos seu contato e te aguardo do outro lado!

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Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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