Em relação aos investimentos em sua loja de móveis planejados, todo investimento, você faz pensando em quanto aquilo vai lhe trazer de retorno, não é mesmo?
Já pensou em comprar equipamentos, aquele tipo de madeira para clientes mais exclusivos, e no final não saber se está realmente tendo retorno?
Cada centavo que você investe deve ser cuidadosamente analisado quanto ao seu potencial retorno, assim espero, que seja a forma que você trabalhar sua operação, mas nem todos empreendedores têm essa visão (não seja um deles).
Não se trata apenas de investir, mas investir de forma inteligente e estratégica para garantir que sua loja seja lucrativa e sustentável no longo prazo.
O ROI é a métrica-chave que usamos para entender o desempenho financeiro de seus investimentos, principalmente em marketing. Entenda o que é ROI e como calcular o investimento do seu marketing em sua marcenaria.
O que é ROI?
ROI é uma métrica no marketing, que usamos para saber o retorno sobre o investimento, se uma campanha de está dando lucro ou não.
Se você decide investir em uma estratégia de marketing para móveis planejados em sua marcenaria e todo mês separa uma quantidade para investir em anúncios online, por exemplo, como saber realmente se os anúncios estão trazendo retorno? Através do ROI.
Calcular o ROI é a forma de descobrir se esse dinheiro que você investiu está voltando para você em forma de LUCRO. A partir disso você descobre também, se o investimento foi bom ou não.
Matheus, como eu consigo calcular o ROI em minha loja de móveis planejados?
Calma, vou te explicar o passo a passo.
Como calcular o ROI do marketing em loja de móveis planejados?
Para explicar de forma prática, utilizaremos dois exemplos reais de campanhas.
Primeira exemplo de uma campanha:
Valor Investido: R$1.462,57 Vendas Geradas: R$107.800,00
Nessa primeira campanha, investimos R$1.462,57 em marketing e gerou vendas no valor de R$107.800,00.
Segunda Demonstração de Campanha:
Valor Investido: R$743,22 Faturamento Gerado: R$ 242.200,00
Na segunda campanha,investimos R$743,22 em marketing e gerou um faturamento de R$242.200,00.
Agora, vamos calcular o ROI para ambas as campanhas:
ROI da primeira campanha:
ROI = [(Vendas Geradas – Valor Investido) / Valor Investido] x 100
ROI = [(107.800,00 – 1.462,57) / 1.462,57] x 100 ROI ≈ 7.281,94%
O ROI da primeira campanha de móveis planejados foi aproximadamente 73x o valor investido.
ROI da segunda campanha:
ROI = [(Faturamento Gerado – Valor Investido) / Valor Investido] x 100
ROI = [(242.200,00 – 743,22) / 743,22] x 100 ROI ≈ 32.547,27%
O ROI da segunda campanha de móveis planejados foi aproximadamente 32x o valor investido
Análise dos Resultados:
- Na primeira campanha, tivemos um ROI de 7.281,94%, o que indica que para cada R$1,00 investido em marketing, tivemos um retorno de aproximadamente R$72,82 em vendas.
- Já na segunda campanha, o ROI foi ainda mais alto, atingimos cerca de 32.547,27%, o que significa que a cada R$1,00 investido tivemos um retorno de aproximadamente R$32,55 em faturamento.
Como manter o ROI sempre positivo?
Primeiramente, uma das formas de sempre ter o ROI positivo e seu negócio saudável é fechar mais vendas e fidelizar clientes.
Para vender mais, é preciso de pessoas interessas. Para ter pessoas interessadas chegando até você, é preciso de estratégia, é aí que a Groufy entra como sua agência de tráfego pago para executar a campanha para seu negócio.
Digamos que a campanha de marketing está trazendo pessoas interessadas em seu produto e você não está vendendo, isso será péssimo, vender é o coração da empresa. Além do investimento não está trazendo o retorno previsto.
Mas, tem outros fatores que vai auxiliar você nessa tarefa:
- Gerenciamento de estoque;
- Preços adequados a margens de lucro;
- Investimento estratégico;
- Gerenciar custos do marketing e vendas geradas para calcular o ROI com precisão;
- Utilizar padrões e insights positivos que possam ser aplicados a futuras campanhas;
- Foco na qualidade dos anúncios para aumentar a conversão;
- Ter um bom pós vendas para fidelizar clientes (e receber indicações).
O ROI é o lucro da sua empresa, se o seu ROI estiver negativo, é preciso reavaliar suas estratégias ou alocação de investimento. Não veja ele como apenas uma métrica, e sim uma ferramenta indispensável.
Conte com a Groufy para deixar o seu ROI positivo, vamos fazer sua loja de móveis planejados crescer!
A concorrência está sempre se movendo, nesse exato momento, alguém provavelmente está fazendo um orçamento para uma cozinha completa…
Você pode contar com a Groufy se quiser se destacar no mercado e sua região! E não estamos falando de resultados a longo prazo, iniciamos com um plano que se adapte a seus objetivos.
Imagine vender e atrair mais clientes do que nunca e aumentar seu faturamento em poucos meses?
Com a Groufy isso é totalmente possível! Esperamos seu contato e te aguardo do outro lado!