Já pensou em vender online 24 horas por semana? Enquanto relaxa, descansa com a família no final de semana ou curte com os amigos? Sim, é isso que o google pode proporcionar se você sabe como vender através dele.
Se você busca vender na internet, o google é a melhor plataforma para vendas online, mas você sabe por onde começar? Qual o melhor canal para seu negócio? E como estruturar um modelo de negócio?
Bom, não se preocupe, é isso que vamos te mostrar aqui, exatamente como vender pelo google.
Qual vantagem de criar estratégias de vendas no google?
Primeiramente, se seu negócio ainda não está no Google, ele ainda não existe!
Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, é isso que acontece se sua empresa não está em sequer um canal do Google.
Todo mundo usa o google para pesquisar e comprar, principalmente comprar, então porque não ofertar através dele?
A principal vantagem de vender no google é exatamente vender para pessoas que já procuram seus produtos, 24/7 e poder usar várias estratégias simultaneamente, é uma máquina de vendas, literalmente.
Veja os principais canais de vendas do google e como vender através deles.
Confira também: como fazer criativos que convertem
Confira os principais canais de vendas do google
Google meu negócio
O primeiro e o mais simples de usar é o google meu negócio. Ele é focado para negócios locais, é a ferramenta recomendada para quem está começando a tentar vender pelo google.
Ela ajuda se você tem:
- Negócio local
- Comércios
- Lojas que ainda não tem site e vende pelo Whatsapp
- Presta serviço online
A estratégia é simples, basta criar sua conta e preencher com o máximo de informações, quanto mais, melhor.
Trabalhe para conseguir comentários e avaliações positivas dos clientes, isso ajuda a ranquear sua ficha para palavras chaves relacionadas a seu produto ou serviço.
Agora se o seu negócio é um e-commerce ou se tem uma empresa que presta serviços e quer escalar suas vendas, essa não seria a melhor opção para iniciar sua estratégia de vendas pelo Google.
Google Ads
No google ads é onde o negócio começa a ficar bom de verdade, porque não importa o que você venda, o google ads é disparado a melhor plataforma.
Claro que se for um “produto black” não será possível, na dúvida leia as políticas de anúncios do google.
Crie anúncios online para seus produtos ou serviços, escolhe palavras-chave que têm estratégicas e monte sua estratégia de tráfego pago.
O bom é que conseguimos controlar cada centavo que gastamos e só pagamos quando alguém clica nos anúncios.
Além disso, não esqueça da importância de conhecer o público alvo e segmentar seus anúncios com as 50 palavras negativas do google ads para filtrar leads desqualificados.
Google Shopping
Outra ferramenta grátis e super recomendo para você aumentar as vendas de lojas virtuais e e-commerces é o Google Shopping.
Cadastre-se no Google Merchant Center, suba as informações dos seus produtos para que eles apareçam no Google Shopping na pesquisa Google e em outros serviços do Google
Adicione o máximo de informação importante do seu produto, como fotos, descrições, preços e frete.
Uma informação importante é que o Google está dando preferência para lojas e marcas que oferecem frete grátis em seus produtos, ou seja, ele está impulsionando ainda mais esses produtos para os usuários nas pesquisas.
Até pouco tempo atrás não tinha a opção de personalizar o frete, essa mudança foi feita em outubro de 2023.
Segundo o Google, “Mostrar as condições de frete de forma simples e clara é um fator que beneficia tanto consumidores quanto lojistas, evitando surpresas negativas para os usuários ao finalizar a compra”.
Fazendo SEO para seu site
Se você quer vender pelo Google, então o SEO não pode ficar de fora de sua estratégia de vendas online.
O SEO vai ser seu melhor aliado quando o assunto é redução de CAC.
Ter uma campanha de PPC é ótimo no curto prazo, mas com o tempo o clique vai ficando cada vez mais caro e você é obrigado a pagar sempre mais e mais se quiser continuar aparecendo no topo das pesquisas.
Com uma estratégia de SEO, seu site vai vender 24 horas sem depender de campanhas pagas.
Porém, a estratégia não é tão simples e requer outros tipos de investimentos, como criar conteúdo, campanhas de linkbulding e Desenvolvedores para otimizar o SEO técnico do site.
Mas no médio e longo prazo, o ROI é garantido e a recompensa sempre chega.
Email marketing
E-mail marketing não é diretamente uma estratégia de vender pelo Google, mas é um aliado e forte para aumentar suas vendas online
Cada e-mail é uma chance de levar alguém para o seu site. Mais visitas, mais chances de vender, certo?
Incluímos links para os sites, landing pages ou produtos que estão no Google Shopping. É uma forma de encurtar a jornada do consumidor do público alvo de nossos clientes, já que uma base de email é ouro.
Conseguimos ver quantas pessoas abriram, clicaram nos links, etc. É um jeito de medir a campanha e se vale a pena continuar a estratégia (em alguns casos não vale).
Bom, essas são as formas que você pode vender pelo google.
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