O marketing para contabilidade é uma estratégia essencial para atrair e fidelizar clientes, aumentar a visibilidade e a credibilidade do seu escritório e se diferenciar da concorrência.
No entanto, muitos contadores cometem erros que prejudicam os seus resultados e a sua reputação.
Neste artigo, vamos listar 10 erros de marketing contábil que você deve evitar a todo custo, e dar algumas dicas de como fazer um marketing contábil eficiente e profissional.
Os 10 erros de marketing contábil
1. Depender apenas do “boca a boca”
O “boca a boca” é uma forma de divulgação muito poderosa, pois se baseia na confiança e na recomendação de clientes satisfeitos.
No entanto, depender apenas dele é um erro grave, pois limita o seu alcance e o seu potencial de crescimento. Além disso, o “boca a boca” pode ser afetado por fatores externos, como crises econômicas, mudanças de mercado, ou até mesmo a insatisfação de um cliente.
Por isso, é importante investir em outras formas de marketing contábil, como o marketing digital e contar com uma agência de tráfego pago para que você alcance um público maior, segmentado e qualificado, através de canais como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
2. Não fazer marketing digital
O marketing digital é uma das melhores formas de fazer marketing contábil, pois oferece diversas vantagens, como:
- Baixo custo: você pode criar e divulgar conteúdos de forma gratuita ou com baixo investimento, usando ferramentas de marketing para contabilidade como WordPress, Mailchimp, Google meu negócio, etc.
- Alta mensuração: você pode acompanhar e analisar os resultados das sua campanha, usando ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, etc.
- Alta interação: você pode se comunicar e se relacionar com o seu público, usando ferramentas como WhatsApp, Messenger, Instagram, etc.
- Alta conversão: você pode gerar leads e vendas, usando ferramentas como Landing Pages, Formulários, Chatbots, etc.
Portanto, não fazer marketing digital é um erro que pode custar caro para o seu escritório contábil, pois você estará perdendo a oportunidade de se posicionar como uma autoridade no seu nicho, de educar e engajar o seu público e gerar mais negócios.
3. Não ter um site
O site é o cartão de visitas do seu escritório contábil na internet. É através dele que você pode mostrar à sua empresa ao mercado em geral, quais são os seus diferenciais, seus serviços, cases, portfolio, e o mais importante, o contado.
Além disso, o site é uma forma de gerar tráfego orgânico, ou seja, visitas gratuitas de pessoas que estão buscando por soluções nos mecanismos de busca, como o Google.
Você deve criar um site profissional, responsivo, otimizado, com conteúdo de qualidade e atualizando.
4. Não saber onde e quem é seu público alvo
O público alvo é o grupo de pessoas que têm interesse nos seus serviços, com potencial de se tornar seus clientes e que tem o perfil ideal para fazer negócios com sua empresa.
Saber onde e quem é o seu público alvo é fundamental para fazer uma estratégia de marketing de qualidade, pois permite que você direcione as suas ações para as pessoas certas, nos lugares certos, e com as mensagens certas.
Para evitar esse erro, você deve fazer uma pesquisa de mercado, definir a sua persona, e mapear a sua jornada de compra.
5. Não fazer anúncios
Os anúncios onlines são uma forma de marketing contábil que consiste em pagar para divulgar o seu escritório em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.
Fazendo tráfego pago para contabilidade, as pessoas que estão buscando por soluções contábeis nos mecanismos de busca, ou que estão navegando nas redes sociais.
Por isso, não fazer anúncios é um erro que muitos cometem, diminuindo o alcance, visibilidade, e as vendas, pois você estará deixando de aproveitar o potencial dessas plataformas, que permitem que você crie campanhas segmentadas, personalizadas, e mensuráveis.
Nós da Groufy, fazemos anúncios de forma estratégica, definindo os seus objetivos, de acordo com seu orçamento, público, canal e o seu protudo.
6. Não ter uma página de vendas bem elaborada
A página de vendas é a página do seu site que tem como objetivo convencer o visitante a contratar o seu serviço, ou solicitar um orçamento, agendar uma reunião, etc.
Essa página é uma das mais importantes do seu site, pois é nela que você deve apresentar os benefícios, vantagens, depoimentos, garantias, e as chamadas para ação do seu serviço.
Para evitar esse erro, você deve criar uma página de vendas que siga os princípios da copywriting, ou seja, a arte de escrever textos que vendem.
Sabe como inserir todos esses elementos na sua landing page? Veja 100 modelos de textos para propaganda de contabilidade e como incluir na sua página de vendas.
7. Não ter suas redes sociais (mesmo que com pouco conteúdo)
As redes sociais são uma forma de ter mais autoridade no digital. Criar e compartilhar conteúdos interessantes para o seu público, em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, etc.
As redes sociais são uma forma de gerar engajamento, ou seja, interação, relacionamento com o público. Redes sociais como Instagram dificilmente você vai conseguir vender por lá, mas é uma forma de ser visto e notado em seu mercado.
Por isso, não ter suas redes sociais (mesmo que com pouco conteúdo) é um erro que pode afetar a sua reputação e a sua autoridade, pois você estará deixando de mostrar que o seu escritório é atual, presente, e atento às tendências e às necessidades do seu público.
8. Método de vendas apelativo
O método de vendas apelativo é aquele que usa técnicas agressivas, invasivas, e desonestas para tentar vender o seu serviço, como por exemplo:
- Fazer promessas falsas ou exageradas
- Criar falsa escassez ou urgência
- Forçar o fechamento da venda
- Desrespeitar o tempo e o espaço do cliente
- Ignorar as objeções e as dúvidas do cliente
Por isso, usar um método de vendas apelativo é um erro que pode prejudicar a sua imagem e a sua confiança, pois você estará passando a impressão de que o seu escritório é desesperado, inconveniente, e desleal. Para evitar esse erro, você deve usar um método de vendas consultivo, que consiste em:
- Entender as necessidades e as dores do cliente
- Oferecer soluções adequadas e personalizadas
- Mostrar os benefícios e os resultados do seu serviço
- Respeitar o ritmo e o momento do cliente
- Esclarecer as objeções e as dúvidas do cliente
9. Vender resultados inatingíveis
Vender resultados inatingíveis é um erro que consiste em prometer ao cliente algo que o seu serviço não pode cumprir, como por exemplo:
- Garantir que o cliente vai economizar uma quantia exorbitante de impostos
- Dar garantia de aumento do faturamento em um percentual absurdo
- Garantir que o cliente vai resolver todos os seus problemas contábeis em um prazo irreal
Tentar vender resultados inatingíveis é um erro que vai gerar frustração e insatisfação no cliente no médio ~ longo prazo, pois você estará criando uma expectativa que não será atendida.
Além disso, vender resultados inatingíveis pode comprometer a sua credibilidade e a sua ética, pois você estará sendo desonesto e irresponsável com o cliente.
10. Dar CERTEZA que será realizado em um determinado tempo
Dar certeza que será realizado em um determinado tempo é um erro que consiste em afirmar ao cliente que o seu serviço será entregue em um prazo específico, sem levar em conta os possíveis imprevistos, atrasos, ou dificuldades que possam surgir durante o processo. Por exemplo:
- Garantir que o cliente vai receber o seu balanço em 24 horas
- Dar certeza que o cliente vai ter o seu imposto de renda declarado em uma semana
- Afirmar ao cliente vai ter o seu plano de negócios pronto em um mês
Por isso, dar certeza que será realizado em um determinado tempo é um erro que pode gerar ansiedade e decepção no cliente, pois você estará assumindo um compromisso que pode não ser cumprido.
Evite esse erro, de apenas uma estimativa de tempo, que seja baseada em uma análise realista e criteriosa do seu serviço, e que considere os possíveis cenários e contingências.
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