Quando descobrimos a importância de conhecer o público-alvo, acredite, é uma virada de chave para o seu negócio.
Sim, você pode estar pensando: ‘Mas Matheus, eu já sei quem é o meu público-alvo’. Bom, saber quem é o seu público-alvo e CONHECER o seu público-alvo são duas coisas completamente diferentes. E é sobre isso que vamos falar.
Agora, você pode estar se perguntando: “Por que eu deveria me importar tanto com o meu público-alvo?” Bem, a resposta é simples: conhecer o seu público-alvo é como ter um mapa do tesouro nas mãos.
Você já parou para pensar que cada pessoa, seja online ou no mercado consumidor em geral, que interage com um marca, propaganda ou produto tem uma história única, necessidades específicas e desejos particulares?
Entender quem são seus clientes, o que eles querem e como você pode atendê-los melhor é a chave para criar estratégias de negócios que tragam ROI. É como se você estivesse lendo a mente deles, prevendo suas necessidades e desejos antes mesmo que eles saibam o que querem. E acredite em mim, não há nada mais poderoso do que isso no mundo dos negócios.
Pois é, e é exatamente por isso que conhecer o seu público-alvo é tão importante. Não basta apenas saber quem ele é, é preciso entender o que ele quer, o que ele precisa e como a sua produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver os seus problemas.
Conceito de público-alvo
O público-alvo é o grupo de pessoas que sua empresa deseja alcançar e vender com suas campanhas. No marketing digital, são os usuários que têm maior probabilidade de se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Eles são definidos por uma combinação de características demográficas, gênero, comportamentais, locais e psicográficas.
Agora, você pode estar se perguntando: “Mas por que eu preciso definir um público-alvo? Não seria melhor atingir o maior número possível de pessoas?” Bem, a resposta é simples: eficiência e custo.
Conhecer e definir o público alvo, é uma das primeiras etapas do framework funil pirata, ao direcionar suas estratégias para um público-alvo específico, você está otimizando seus recursos e aumentando suas chances de conversão. Afinal, é muito mais fácil convencer alguém que já tem interesse no que você oferece a comprar seu produto ou serviço.
Mas como definir seu público-alvo?
- Características demográficas: Incluímos idade, gênero, localização, nível de educação, ocupação e renda. Por exemplo, se você vende produtos de beleza de luxo, seu público-alvo pode ser composto por mulheres, com idade entre 30 e 50 anos, que vivem em áreas urbanas e têm uma renda alta.
- Traços psicográficos: Focamos nos interesses, atitudes e opiniões do público-alvo. Suas opiniões na sociedade, hobbies, interesses “particulares” e suas atitudes em relação a diferentes produtos e serviços relacionados ao nicho.
- Necessidades e desejos: Isso se refere ao que seu público-alvo realmente quer e precisa. Quando atendemos a essas especificidades, descobrimos como podemos criar produtos e serviços que realmente “ressoam” com eles.
Para saber mais detalhes de como segmentar o público-alvo, falamos sobre isso em nosso guia de anúncios online. Lá você irá descobrir o passa a passo da segmentação e como aplicar em suas campanhas.
Agora, você pode estar pensando: “Isso parece muito trabalho!” E você está certo, é um trabalho árduo. Mas acredite em mim, vale a pena!
O cenário atual
Já parou para pensar que a segmentação de público alvo não é apenas mais uma estratégia, na verdade, é literalmente uma regra do jogo se você quiser, no mínimo, competir no mercado?
A galera da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina estão virando o jogo, revolucionando a maneira como as empresas segmentam seu público. Sabe a Amazon e a Netflix? Pois é, elas estão usando algoritmos de IA para analisar o comportamento de navegação, preferências e histórico de compras dos clientes.
E para quê? Para oferecer recomendações personalizadas de produtos ou conteúdos, melhorando a experiência do cliente e a jornada dos leads até a venda. Bacana, né?
E não para por aí, o aprendizado de máquina está sendo usado para personalizar e aprimorar o engajamento do usuário, as empresas criam experiências únicas para cada consumidor. É como se cada cliente tivesse um atendimento VIP.
Mas a IA e o aprendizado de máquina são apenas uma peça do quebra-cabeça. A segmentação de público alvo também está sendo impulsionada por outras tecnologias, como a análise de big data e a geolocalização.
A análise de big data permite que as empresas coletem e analisem um montão de dados sobre seu público alvo, o que pode ser usado para identificar tendências e padrões. É como ter uma bola de cristal para prever o futuro.
E tem mais, segundo um artigo da Meio & Mensagem, o “marketing de geolocalização” está se tornando uma parte integrante do cenário digital atual. As empresas estão usando dados de localização para criar campanhas direcionadas que são adaptadas aos usuários em áreas específicas. É como se a empresa soubesse exatamente onde você está e o que você quer.
E é justamente isso que fazemos aqui na Groufy. Toda nossa estratégia é meticulosamente segmentada. Por exemplo, em nossa mentoria de vendas, ela é segmentada para nosso público alvo específico desse produto, e dentro da mentoria fazemos o mesmo com nossos clientes em seu produtos, alinhamos toda segmentação do público alvo.
Se pararmos para pensar, a segmentação de público alvo nunca foi tão “fácil” e “prática”. Podemos conhecer nosso público alvo em um nível mais profundo e personalizar nossas estratégias e abordagens de vendas para atender às necessidades e desejos específicos de cada lead.
E à medida que as tendências avançam, podemos destacar ainda mais a relevância de conhecer o público-alvo, para que se torne ainda mais precisa e personalizada nossa estratégia.
Sendo assim, conhecemos mais detalhadamente nossos públicos-alvo, para que nossa estratégia se torne ainda mais precisa e personalizada. É como ter um GPS que nos guia diretamente para o sucesso!
Persona vs Público-alvo
Vamos falar de algo que tem sido bastante discutido no mundo do marketing: a diferença entre público-alvo e persona.
Embora esses termos sejam frequentemente usados como sinônimos, eles têm significados distintos e desempenham papéis diferentes na sua estratégia de marketing.
O público-alvo é um conceito mais amplo, que descreve várias características dos usuários, como vimos antes. Para definir seu público-alvo, você precisa ter vários dados, como situação socioeconômica, nível de escolaridade, faixa etária, sexo, preferências do consumidor, local, poder aquisitivo, entre outros.
Para definir seu público-alvo, você precisa ter dados disponíveis, como situação socioeconômica, nível de escolaridade, cidadania, faixa etária, sexo, preferências do consumidor, local de residência, poder aquisitivo, ocupação, entre outros pontos.
Por outro lado, a persona, também conhecida como buyer persona, é uma representação fictícia do cliente ideal de sua empresa, baseada em consumidores reais e criada a partir de pesquisas mais aprofundadas..
A persona é como se fosse uma personagem que descreve o tipo de pessoa que se deseja atingir. Dessa forma, é mais fácil criar uma comunicação mais efetiva, produtos que resolvam os seus problemas e atinja os principais desejos deles.
Então, quando falamos de público-alvo, estamos falando de um grupo mais amplo de pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Já a persona é uma representação mais detalhada e específica de um cliente ideal. Ambos são importantes para a sua estratégia de marketing, mas cada um tem um papel diferente a desempenhar.
Então, qual é a diferença entre uma persona e um público-alvo?
O público-alvo determina COM QUEM você vai falar, a persona é para entender COMO você vai falar.
Sendo assim, seu público-alvo determina, como o próprio nome já diz, seu público, e a persona, a entender a personalidade desse público.
Contar uma agência de tráfego pago como a Groufy para desenvolver esse alinhamento e estratégia vai ajudar você a ter resultados mais rápidos.
Qual a importância de conhecer e definir o público-alvo?
Você quer que, aquele grupo de pessoas se apaixone pelo seu produto ou serviço, certo?
Se sua resposta for sim, então é aí que está a importância de conhecer e definir o público-alvo.
Primeiro, vamos falar sobre o óbvio (novamente). Conhecer o seu público-alvo permite que você defina quem são as pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você tem a oferecer.
Por exemplo, digamos que estamos trabalhando numa campanha de marketing para contabilidade, obviamente que não iremos direcionar para um público de 18 anos, concorda? Com esse e outros filtros, você direciona suas campanhas para as pessoas certas, no lugar certo e no momento certo.
Isso não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também aumenta as chances de conversões.
Agora, vamos um pouco além. Conhecer o seu público-alvo não é apenas saber quem eles são, mas também sobre entender o que eles querem e precisam, criando uma conexão mais profunda através de suas copys.
Você pode usar a linguagem que eles usam, abordar os problemas que eles enfrentam e mostrar que você entende e se preocupa com eles através de suas soluções.
Então, aí está a importância! Aqui na Groufy já é rotina esse trabalho de segmentação de público alvo e entender como atender melhor nossos leads cada vez mais. E, acredite em mim, isso faz toda a diferença.
Além disso, aqui vai alguns pontos importantes que gostaria de destacar.
Otimizar as campanhas
Sim, conhecer o seu público-alvo vai otimizar suas campanhas, mas como isso funciona?
Primeiro, vamos falar sobre segmentação. Ao conhecer o seu público-alvo, você pode segmentar suas campanhas para atingir as pessoas certas, estruturando os anúncios e inserindo palavras negativas, para filtrar ainda mais o publico.
Se você não sabe o que são palavras negativas, veja as 50 palavras negativas no google ads e como usá-las corretamente para evitar cliques de leads desqualificados.
Assim você não desperdiça tempo e dinheiro tentando alcançar pessoas que não estão interessadas no que você tem a oferecer.
Em vez disso, você está mirando nas pessoas que têm maior probabilidade de se tornarem clientes.
Ao entender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público-alvo, você pode criar campanhas que falam diretamente com eles. Isso não apenas aumenta a relevância das suas campanhas, mas também pode melhorar a taxa de conversão.
Tudo isso faz parte de uma otimização diária na estratégia, buscando sempre o melhor ROI.
Fazer investimentos estrategicamente
Ter o conhecimento aprofundado do público-alvo é como ter um mapa em mãos. Ele não apenas mostra para onde você deve ir, mas também o melhor caminho para chegar lá.
No mundo do marketing, esse mapa é a chave para fazer investimentos estratégicos nas campanhas.
Como isso acontece na prática?
Até esse momento chegar, possivelmente já passou por alguns testes e suas campanhas já devem mostrar alguns aprendizados e insights, utilize esses dados para direcionar os investimentos de forma certa.
Por exemplo, se você está vendendo produtos de beleza e tem como segmento de mercado mulheres entre 25 e 45 anos de idade, e descobriu que as campanhas no facebook e instagram deram melhores resultados, você estrategicamente vai investir em outros canais? (genericamente falando) Possivelmente não!
Ou seja, dessa forma, você irá direcionar seus anúncios (investimento mais) para as pessoas que têm mais propensão em comprar baseando onde elas estão online, pois você acabou de descobrir onde estão.
Faça “pequenas mudanças” baseados nas respostas e dados de suas estratégias e você ficará surpreso com a diferença que isso pode fazer.
Comunicação personalizada com sua público
A copys é um dos principais pilares de qualquer campanha de marketing: a comunicação personalizada com o público através.
E não, não estou falando de simplesmente colocar o nome do cliente em um e-mail. Estou falando de entender profundamente quem é o seu público-alvo, seus interesses, comportamentos, necessidades e desejos, e usar essas informações para criar mensagens que realmente dê “match”.
Agora, você pode estar se perguntando: “o copyright é tão importante assim?
Não seja como muitos, que acredita que ter apenas um bom produto e fazer um anúncio atraente vai virar…
Bem, a resposta curta é não.
E a resposta longa é que, em um mundo onde somos bombardeados com informações e anúncios o tempo todo, a personalização é a única maneira de se destacar na multidão.
Vamos pensar nisso por um segundo. Quando você abre seu instagram ou suas redes sociais que usa com frequência, quantos anúncios você vê?
E quantos deles você realmente presta atenção? Provavelmente muito poucos, certo?
Isso acontece porque a maioria dos anúncios não é relevante para nós. Eles não falam conosco em um nível pessoal. Eles são genéricos e, portanto, simplesmente ignorados pela maioria.
Mas imagine se você pudesse criar anúncios que falam diretamente com seu público-alvo, mostrando que você entende seus problemas e pode oferecer uma solução, fazendo seu público se sentir visto e compreendido. Isso não seria incrível?
E é exatamente isso que a comunicação personalizada permite que você faça. Ao conhecer seu público-alvo, você pode criar anúncios que são altamente relevantes e atraentes para eles. Anúncios que realmente interagem. E isso, meus amigos, é a chave para uma campanha bem-sucedida.
Agora, a personalização não é apenas benéfica para seus clientes. Também é incrivelmente benéfico para você. Ao criar anúncios personalizados, você pode aumentar a conversão e, finalmente, aumentar as vendas. Afinal, o fator x de tudo aqui é vender!
Como descobrir o público-alvo de qualquer mercado/nicho?
Vamos mais afundo?
Primeiramente, isso requer bastante pesquisa e análise.
Antes de poder identificar seu público-alvo ou de cliente, você precisa entender o mercado que vai trabalhar. Comece analisando a concorrência e seus produtos ou serviços, se possível faça uma pequena engenharia reversa de sua estratégia.
Digamos que você já possui uma compreensão do mercado, você pode começar a refinar a sua estratégia.
O que o torna meu produto ou serviço único nesse mercado? Como ele se destaca da concorrência? Quais são seus principais benefícios e características? O que as possíveis pessoas esperam em ter como solução para suas vidas comprando o que tenho para oferecer?
Continue fazendo mais perguntas sobre a segmentação de seu mercado em diferentes grupos com base em características como idade, gênero, localização, interesses, comportamento de compra e muito mais.
Fazer perguntas a si mesmo é de longe um dos melhores exercícios, principalmente se você está iniciando esse trabalho e não tem prática.
Então, sim, é definitivamente possível descobrir o público-alvo de qualquer mercado.
Por fim, ficou claro a importância de conhecer o público-alvo nas suas campanhas? Espero ter ajudado e continue lendo nossos conteúdos.