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Impressões do Google Ads: o que é e como funciona

Já parou para pensar que as Impressões nas campanhas no Google ads podem ser a “vilã ou heroína”?

Já percebeu que, mesmo conseguindo um número alto de impressões, os cliques podem ser baixos?

E que às vezes, uma campanha com baixas impressões podem trazer um bom CTR no google ads?

Bom, para entender a maturidade dessa métrica em sua campanha, resolvi falar como nós da Groufy fazemos a leitura e tomamos decisões que impactam diretamente e indiretamente esse fator dentro de uma campanha.

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Visão geral das impressões do do Google Ads

Basicamente, uma impressão é contada cada vez que um anúncio é mostrado nos resultados de pesquisa do Google. 

Ou seja, cada vez que o anúncio aparece no Google é contado como uma impressão. 

Essa métrica em específico nos mostra insights para entender a qualidade daquele anúncio em específico. Se ele está tendo poucas impressões, às vezes é um sinal para ajustar a copy do anúncio, por exemplo.

Confira: 50 palavras negativas google ads

Como elas impactam as campanhas?

Para alguns profissionais, as impressões são apenas uma métrica que mostra quantas vezes o anúncio é exibido. 

Porém, não é bem assim… elas são um indicador de como a campanha está se desenvolvendo, além de nos guiar com outros insights.

As impressões me ajudam a refinar minhas estratégias.

O primeiro insight é saber balancear as impressões com outras métricas, como taxa de cliques (CTR) e conversões da campanha. Em alguns casos, um número menor de impressões, porém, mais qualificadas, gerou melhores resultados do que simplesmente maximizar as impressões.

Muitas impressões não significam automaticamente mais vendas…

Saber analisar esses detalhes faz total diferença na estratégia.

Quer outro exemplo? 

Se percebemos que tem muitas impressões, mas poucos cliques, talvez seja hora de mudar algo. Pode ser a copy do anúncio, a imagem, ou até mesmo dá uma filtrada no público-alvo.

Tem que ficar de olho, entende? Muitas impressões são legais, mas a gente tem que ver se está valendo a pena. Se tá custando muito e não tá trazendo venda, aí não é bom negócio para o cliente.

Veja também: quanto custa anunciar no google ads

Como melhoramos as impressões de nossas campanhas no google ads

Orçamento ideal

Então, quando a gente ajuda o orçamento, competimos por palavras-chave melhores. 

Via de regra, o anúncio aparece mais vezes e em posições melhores nos resultados de busca, resultando em mais impressões (de qualidade).

Porém, não é só jogar dinheiro na campanha. Tem que ser um investimento certo, por isso é importante saber o quanto investir no google ads para ter resultado

Por exemplo, se a gente investe mais em palavras-chave fundo de funil para um público alvo específico, os cliques no anúncio aumentam. 

Logo, as impressões passam a ser uma métrica importante e que está gerando resultados de fato.

Mas analisamos os resultados no geral, testando diferentes copys e ver o que realmente funciona para a nossa campanha

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Lances de palavras-chaves


Quando partimos para a estratégia de lances do google ads é com o objetivo de focar em impressões de qualidade, não apenas em quantidade. 

Os anúncios são exibidos para um público muito mais qualificado. Por exemplo, quando configuramos o CPC Máximo, evitamos gastar com cliques de baixa qualidade, então cada impressão é uma chance alta de conversão, além de economizar no orçamento do cliente.

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Acha que tráfego pago é só sobre gastar dinheiro? Na Groufy, vamos ser sua agencia de trafego pago que transforma cada centavo em oportunidades de crescimento para o seu negócio. 

As impressões se tornam mais do que números e métricas, são a “porta de entrada” para clientes reais.

Não é só sobre aparecer, é sobre ser visto pelo público certo.

É sobre aplicar um Investimento inteligente para um retorno maior.

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Matheus Maiberg

Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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