Você já se perguntou por que seus anúncios no Google não estão trazendo os resultados esperados? A resposta pode estar nessas três letras: CTR.
Parece simples, né?
Mas um CTR baixo pode ser um sinal de alerta grave em sua campanha, ele está afirmando que seus anúncios ou criativos não estão interessantes para o seu público-alvo.
Geralmente isso acontece quando pequenas empresas, empreendedores em início de carreira decidem fazer sua campanha por conta própria ou terceirização de empresas que não tem experiência suficiente. Sim, não há nada errado com isso, mas a curva de aprendizado é longa.
Outro ponto que pode estar afetando seu CTR é a segmentação.
Uma segmentação confusa ou mal planejada pode está direcionando seus anúncios para as pessoas erradas, aquelas que não têm interesse no que você oferece.
Nesse cenário, contar com a Groufy como sua agência de tráfego pago pode ser a decisão que vai virar seu jogo.
Bom, vou te mostrar a nossa estratégia aqui na Groufy de como conseguimos ter um CTR no Google Ads acima da média do mercado.
Visão geral do CTR no Google Ads
CTR, ou Taxa de Cliques, é a métrica que mostra quantas pessoas clicaram no anúncio após vê-lo.
Por exemplo, se 100 pessoas veem seu anúncio e cinco clicam nele, seu CTR é de 5%.
O CTR nos ajuda a entender se o anúncio está funcionando bem em nossas campanhas.
Se muitas pessoas estão clicando então o anúncio está indo bem no geral. Mas se poucas pessoas clicam (abaixo da média/meta), aí melhoramos o anúncio.
Muitos empresários e diretores enfrentam o desafio de lidar com uma alta concorrência no Google Ads em suas campanhas de marketing interna. O CTR baixo significa que não estão conseguindo capturar a atenção do seu público da maneira certa – Geralmente é aí que entramos em cena…
Basicamente CTR é isso, simples né?
Qual a % de CTR ideal para metrificar uma boa campanha?
A pergunta de milhões, qual uma boa % de CTR no Google Ads?
Descobrimos em fóruns que o próprio pessoal do Google afirmou que na Rede de Pesquisa, se batemos 1%, já estamos no caminho certo, porque o Google considera isso bom.
E na Rede de Display, 0,5% já é um bom começo, mas ó, não é moleza não!
A dica de ouro é, o Google Ads é movido a leilão, então dificilmente uma campanha ficará abaixo ou no máximo 1%, sabe?
Para isso, utilizamos a estratégia de lances com objetivo de ter melhores leads, com um custo ideal e o CTR vem como consequência.
Por isso nunca trabalhamos com o mínimo. Sabe por quê?
Se nosso CTR está em 1% e a concorrência tá lá com 4%, 5% ou até mais? Eles simplesmente estão tendo muito mais resultado que nosso cliente, e a ideia não é essa, concorda?
Então, qual é a jogada?
Se conseguimos um CTR de 3% ou 4% de boa, não quer dizer que paramos aí… Pelo contrário!
Vamos mirar mais alto, tipo 6% e até 10%… depende muito do nicho também, mas quanto mais alto, melhor!
Veja também: quanto investir no Google Ads para ter resultados
Veja como aumentamos o CTR de nossas campanhas
Títulos estratégicos
Pensa comigo, o título do anúncio é a primeira coisa que as pessoas veem quando estão navegando, certo? Então ele é um dos fatores mais importantes a se analisar, concorda?
Se não chamar a atenção, as pessoas passam direto.
Para conseguir fazer titles realmente “sex” primeiro, você precisa conhecer bem o seu público-alvo.
O que eles estão procurando? Quais são as palavras chaves que realmente fazem sentido com seu anúncio?
Às vezes, esse é o problema, oferta para o público errado ou titles fracos.
Aprimoramos os lances
A estratégia de lances no google ads faz o CTR da campanha subir absurdamente, vou te explicar…
No Google Ads, a gente basicamente diz ao Google quanto está disposto a pagar por cada clique nos nossos anúncios, certo? Isso é o lance.
A forma como a gente define esses lances que vai impactar diretamente no CTR.
Quando ajustamos o lance, a gente consegue colocar nossos anúncios nas melhores posições para os melhores usuários, aumentando as chances de cliques.
Atraímos um público mais qualificado, que gera cliques.
E mais cliques em relação às impressões significa um CTR mais alto, simples.
Resumidamente é isso, não tem segredo, na verdade é simples, basta ter uma boa estratégia de tráfego pago.
Criativo bem feito
A estratégia de criativos é mais usada nas campanhas de facebook ads, lá, o criativo mais interessante converte mais.
No Facebook, as pessoas estão rolando o feed rapidamente, sem intenção de compra, apenas procurando dopamina…
Então, o que fazemos? Geramos dopamina através de nossos criativos.
Tem que ser algo que faça a pessoa parar e sentir isso: “uau, isso é interessante!”
Parece clichê, mas as imagens ou vídeos que usamos são de alta qualidade, cores, fontes e design utilizados estrategicamente.
Além disso, a copy também é “sexy”, no sentido de ser muito atraente e envolvente para os usuários.
Para saber como são nossos criativos, veja nosso artigo de como fazer criativos que convertem, nele mostramos nosso passo a passo e gatilhos importantes para ter sucesso com essa estratégia.
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Nossas campanhas de alta performance são desenhadas para que cada clique seja uma oportunidade de ouro. Não se contente com menos.
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