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O que é Growth Hacking? Como você pode implementar o que as gigantes fazem no seu negócio

O "Growth" aparece cada vez mais comparado ao Marketing tradicional, entenda agora de maneira simples como é uma estratégia de Growth.

O termo Growth Hacking começou recentemente a aparecer na primeira página de muitos jornais e revistas e não é atoa.

O principal objetivo do Growth Hacking é conseguir um crescimento acelerado a um baixo custo analisando cada etapa que o cliente tem contato com a marca antes da conversão.

Isso torna o Growth Hacking um dos tópicos mais interessantes e fascinantes, especialmente para o empreendedor.

Então é um conceito muito atraente e tem ficado cada vez mais mais relevante com os empresários e gestores.

Mas afinal, o que é Growth Hacking?

Podemos definir Growth Hacking como:

“Uma coleção de estratégias e mudanças no ambiente de trabalho baseadas em dados com foco em fazer um produto, serviço, empresa ou marca crescer de forma acelerada.

A ideia básica por trás do Growth Hacking é que por meio de testes e análise pode se ajustar a alocação de recursos de uma organização.

A coisa mais comum que vemos em Growth são os Frameworks.

Esses frameworks, são um conjunto de táticas que podem ser aplicadas a qualquer empresa pois são táticas de vendas, marketing, gestão e relacionamento com o cliente.

Mais a frente falamos como funciona na prática.

Então podemos pensar em Growth Hacking como a a conexão entre Marketing, Design e Tecnologia.

Growth Hacking é mais que uma estratégia

Não é apenas uma questão de gastar menos dinheiro, é também uma forma inovadora de pensar em marketing.

Explorar canais como redes sociais ou estratégias virais, indicações para aumentar o tráfego e também as conversões.

Algumas pessoas mais ligadas ao Growth dizem que chega a ser uma mudança na cultura da empresa e com isso traz um crescimento exponencial.

A Forbes recentemente publicou recentemente um artigo afirmando que “negócios podem se aproveitar absurdamente de Growth hacking para crescer” e há também um interesse crescente em contratar hackers de crescimento para acelerar o crescimento das empresas.

A Cometa te ajuda a entender mais nesse artigo, um conceito complexo mas que não precisa ser difícil.

Ao contrário do que parece, não é exatamente um conceito novo

Os empreendedores têm usado esta técnica ao longo da história de maneira mais tradicional.

A diferença aqui é que a tecnologia e a internet tornaram mais rápido e barato testar novas idéias e acelerar o processo de crescimento.

Atualmente, quase todas as empresas iniciantes têm acesso a recursos que antes estavam restritos apenas a grandes empresas.

E por causa disso, temos visto alguns grandes exemplos ao longo dos anos sendo alguns bem sucedidos como o Facebook, Twitter, Airbnb e Dropbox, entre muitos outros.

Mas como realmente funciona isso?

Sabemos que o conceito é difícil de entender inicialmente, porém criar um de Ambiente de Crescimento Acelerado pode ser simples com os dados certos.

Em uma consultoria de Growth por exemplo, o especialista pede dados sobre sua empresa e produtos para entender como ele pode ajudar no crescimento daquele negócio.

Com esses dados em mente, ele analisa quais canais de vendas custam menos, quais parcerias são interessantes, tipos de campanhas de marketing que podem ser iniciadas e como implantar no atendimento técnicas de vendas.

É o conjunto de uma coleção de estratégias que fazem sentido para acelerar o crescimento de uma empresa.

No final o processo pode ser dividido em quatro partes:

  1. Analisar os dados do estado atual da empresa;
  2. Desenvolver hipóteses sobre quais características, produtos ou serviços geram mais lucro e escalabilidade;
  3. Definir os testes que você deseja realizar;
  4. Dimensione o que funciona e descartar o que não funciona;

Tomados esses dados estratégias e testes seguido do expansão do que deu certo, na maioria absoluta das vezes se percebe um crescimento exponencial nas empresas que se aplica essa estratégia.

Criando um ambiente de crescimento acelerado na prática

Implantar uma metodologia nova de trabalho pode ser um desafio.

Por isso usamos o framework.

Framework é um conjunto de conceitos estabelecidos em fundamentos do marketing e vendas que levam em consideração uma estrategia para melhorar a gestão.

É uma forma de organizar em etapas o processo de marketing e analisar como pode melhorar os pontos específicos do processo.

O foco desse processo é uniformizar o entendimento, se um processo é padronizado fica mais fácil a implantação na organização e gerencia da estratégia.

Agora que entendemos o conceito, é hora de aprender como usar na prática.

O framework é o que dita a estratégia

Na cometa usamos o framework 3A3R, também conhecido como “pirata” ou “AAARRR”, não se assuste na verdade ele é bem facil de entender, as fases desse funil são:

  • Assimilação: quando o possível cliente conhece a marca;
  • Aquisição: quando o possível cliente faz um contato com a empresa e vira um lead;
  • Ativação: ele agora deixa de ser lead e vira um cliente;
  • Receita: aqui o cliente volta a comprar outro produto de você;
  • Retenção: reter o cliente com algum serviço periódico daquele produto que ele já comprou;
  • Recomendação: aqui solicitamos ativamente recomendações do cliente ativamente.

Entendendo o framework fica melhor de perceber como essa estrategia é realmente poderosa.

O foco é em vender para mais clientes, fidelizar os clientes atuais e ainda trazer indicações com eles, aproveitando todas as possibilidades de uma venda.

Normalmente as primeiras fases do funil são as fases mais caras e que os empreendedores mais dão atenção, isso faz com que se virado o foco para as outras partes do funil o resultado surja de uma forma muito rápida.

Decidindo quais dados são importantes é a chave

O melhor exemplo de um dado considerado importante pelas Consultorias de Crescimento Acelerado é o Lifetime Value (LTV) de um cliente.

Esse valor é correspondente ao que o cliente gastou durante toda vida de cliente com sua empresa.

Este cálculo é importante porque mostra quanto tempo leva para que sua empresa recupere o dinheiro gasto na aquisição de um novo cliente.

Outro dado importante é CAC ou custo de aquisição de clientes.

Você pode medir isso analisando quanto tempo, esforço ou dinheiro você investe na aquisição de clientes durante um determinado período de tempo e comparando esses números com o número de clientes adquiridos.

Esse dado mostra se você está investindo muito pouco ou muito para conseguir novos clientes, e se há canais mais econômicos para adquirir clientes novos.

Em algumas empresas o CAC se torna mais importante que o LTV.

É o caso de Imobiliárias e Construtoras aonde é bem menos comum vender para o cliente duas vezes em um curto período de tempo.

Com esses dados em vista fica fácil entender quais canais são realmente melhores para adquirir clientes novos e ajuda a na tomada de decisão e definição de novas estratégias.

Teste, teste, teste

Analisados os dados então se define os produtos e estratégias que serão realizados por um período de tempo, normalmente 15 ou 30 dias.

Isso porque é importante testar primeiro as estratégias para que você não desperdice dinheiro sem saber se elas vão funcionar ou não.

Uma vez que você saiba se elas funcionam ou não, você poderá escalar elas quando souber o que funciona.

Foco no que da certo

Assim que testadas as estratégias que podem envolver Inbound Marketing com conteúdo em redes sociais, blog, gamificação e automações.

Também pode envolver estratégias de Outbound como prospecção ativa e mudanças nos principais canais de venda, mudança de publico alvo entre outras várias alterações no processo de vendas.

Então esses dados são analisados os dados retornados e se foca em expandir o que deu certo.

Conclusão

O Ambiente de Crescimento Acelerado não é coisa de outro universo.

Ele se baseia em princípios de marketing, comportamento do consumidor online como um todo, causa e efeito e por isso é tão eficaz.

Se você gostou desse artigo, fique ligado no site da Cometa para entender mais de como fazemos para crescer empresas tão rápido que os concorrentes choram.

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Matheus Maiberg

Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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