quanto custa anunciar no google ads

Descubra quanto custa anunciar no Google Ads

Geralmente essa é uma dúvida de muitos CEOs, quando estamos na fase de onboarding dos projetos e eles nos perguntam “quanto vai custar para nossa empresa anunciar no Google”? 

Qual é o valor que vocês podem recomendar para nós investir no Google e conseguir vender nosso produto/serviço? 

De longe, esse é um dos maiores desafios para quem está começando ou para empresas que preferem fazer marketing interno, mas como somos uma agência de tráfego pago com anos de experiência, não temos dificuldade. 

Quando pesquisamos essa resposta, cada um fala um valor diferente, mas na real, existe uma lógica por trás para ajustar os investimentos de acordo com o negócio do cliente ou da empresa. 

Eu vou te explicar como gerenciar o investimento dos anúncios aqui na Groufy e espero que te ajude de alguma forma.

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Entenda como funciona a forma de cobrança do Google

Toda vez que um usuário clica no anúncio, o Google vai gastar um valor do orçamento da campanha.

Independente da quantidade de impressões que o anúncio tem, o Google só “debitar” quando alguém clicar. 

Mas qual é o valor que o Google vai gastar por cada clique? Quanto o Google cobra por dia? 

Basicamente não é exatamente assim, a forma que a máquina trabalha é baseada em um leilão. 

Nesse exato momento que escrevo e que você lê, tem pessoas ajustando o valor do clique para suas campanhas (CPC). Diariamente, tem empresas querendo pagar mais e outras querendo gastar menos pelo mesmo termo de pesquisa (palavra chave do anúncio). 

Você possivelmente deve ter percebido que o Google só mostra apenas quatro anúncios ali no topo da pesquisa, certo?  

A disputa (leilão) é justamente para está alí nas quatro primeiras posições, de preferência na primeira e na segunda posição, que são as posições que vendem mais. 

Por isso que o custo por clique é variável, que algumas pessoas querem pagar mais e outras pessoas querem pagar menos, e o Google vai dar preferência para aquelas pessoas que querem pagar mais.

Ou seja, quanto mais pessoas estiverem no leilão disputando pela mesma palavra-chave, você vai pagar mais se quiser estar bem posicionado. 

Para entender melhor, mostrei em detalhes como funciona a estratégia de lances do google ads, vale a pena conferir.

Descubra: quanto investir no Google Ads para ter resultado?

Como saber quanto vai custar anunciar no Google Ads?

O Google Ads, tem seu planejador de palavras chaves que dá uma estimativa de como é concorrência e quanto que tá custando o CPC, custo por clique para aquela palavra chave.

O CPC varia conforme a palavra-chave, localidade e concorrência, podendo ir de R$1,00 a mais de R$10,00.

Além do CPC da palavra chave, ele vai mostrar os volumes mensais de buscas, o interessante é anunciar para palavras que tenham buscas, sempre. 

Conseguimos ver também, a concorrência para aquela palavra chave, se é alta ou baixa. 

Analisando esses fatores, identificamos, não exatamente, claro, mas uma ideia de quanto vai custar anunciar as principais palavras chave da campanha.

Leia também: 50 palavras negativas no google ads

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Exemplos de orçamentos para diferentes tipos de clientes: pequenas, médias e grandes empresas.

A estratégia começa analisando o perfil do cliente e o tamanho de sua operação, ou seja, o tamanho da sua empresa e quantas oportunidades aquele mercado tem na internet.

O orçamento para anúncios online vai variar muito dependendo do tamanho e do tipo da sua empresa. Vou te dar uma ideia de como isso funciona para pequenas, médias e grandes empresas. 

Pequenas Empresas e MEI

Pensa em um rodízio de pizza. O orçamento com certeza não vai ser alto, além de ser mais simples. 

Focando apenas em estratégias locais e em horários específicos. A gente tá falando de investir em redes sociais e talvez um pouco em Google Ads, mas nada muito extravagante. 

O importante é ser eficiente com pouco, papo de uns R$ 500,00 a R$ 1.000,00 por mês, dependendo do caso.

Confira: o que é CTR no Google ads

Médias Empresas

Agora, já tem mais recursos e as metas são maiores. Aqui, o orçamento deve permitir que as campanhas sejam mais amplas, talvez até algumas estratégias de branding (construção de marca) para acelerar o crescimento da empresa. 

O orçamento pode variar bastante, mas fica na faixa de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 por mês.

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Grandes Empresas

Aqui é como se tivéssemos um avião. O céu é o limite! Grandes empresas têm orçamentos bem mais robustos, que permitem campanhas nacionais ou até internacionais.

Os investimentos são em diversas plataformas, jornais e mídias offline. Aqui, a gente fala de estratégias complexas, com equipes inteiras dedicadas ao marketing. O orçamento pode começar em R$ 20.000,00 e ir para centenas de milhares por mês.

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Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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