quanto investir em tráfego pago

Quanto investir em tráfego pago? Descubra o valor ideal para investir em seu negócio

O valor de investimento em tráfego pago depende de muita coisa, como o objetivo da empresa, os objetivos da campanha e o público-alvo. Mas uma regra geral é começar com um orçamento de acordo com as expectativas da empresa, entenda como fazemos aqui na Groufy.

Essa é a pergunta que muitos executivos, CEOs e empresários fazem para nós em nossos primeiros contatos para debater estratégias de marketing.

Eles estão procurando investir em marketing digital e não sabem o quanto investir em tráfego pago inicialmente, você também tem essa dúvida?

Bom, vou adiantar para você, não existe receita de bolo para definir o investimento em tráfego pago, aqui na Groufy analisamos muitos fatores antes definir um valor e lançar as campanhas de nossos clientes. 

Porém, definimos um orçamento principalmente por seus objetivos, tempo esperado para ter resultados, concorrência do mercado e o público alvo.

Ou seja, tudo se concentra no cliente e seus objetivos.

O segredo para chegar ao valor ideal é um planejamento + estratégia, vou te explicar melhor, continue lendo.

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Considere esses pontos antes de calcular seu investimento em tráfego pago

Público alvo

A primeira coisa que você precisa entender é seu público alvo, sem uma definição para quem você vai vender sua solução, é impossível ter uma estratégia de marketing assertiva, é como se estivéssemos tentando vender coca cola em uma academia de musculação, entende? 

Defina quem é seu cliente ideal, explicamos isso em nosso guia de anúncios online .

Se você sabe exatamente quem são seus clientes, vai descobrir onde está na internet, em quais plataformas e canais eles frequentam, logo, já vai ter uma ideia de quanto poderia investir no seu orçamento de tráfego pago.

Concorrência do mercado

Você agora já sabe quem é seu público, certo? 

Então o próximo passo é analisar o mercado e descobrir quem vende para essas pessoas.

Pesquise palavras e anúncios do seu mercado e veja quem são seus concorrentes, que tipo de anúncios eles estão usando e quais plataformas estão anunciando. 

Por exemplo, se você perceber que seus concorrentes estão investindo pesadamente em anúncios no Google, mas pouco no Facebook, isso pode indicar que seu público está no Google e se vale a pena para seu nicho (analise antes de afirmar).

Sendo assim, de acordo com a plataforma que você vai anunciar e seu público, já é possível saber o quanto você deve investir em tráfego pago.

Veja também: quanto custa anunciar no facebook ads

Tempo de resultado

Esse é outro ponto importante que explicamos para nossos clientes, qual o tempo que você espera para ver resultados? 

Basicamente, se você deseja resultados rápidos, na maioria dos casos é necessário um investimento maior. Para resultados mais “normais”, o investimento pode ser moderado.

Exemplo prático: um e-commerce de maquiagem quer resultados rápidos, o que fazer? Investir alto, atingir mais de um público alvo e realizar vários testes A/B simultâneos. 

Analisar resultados e investir com mais afinco nas estratégias que performam melhor. Perceba que não é apenas uma estratégia que estamos falando aqui, são várias, para vários produtos e intenções de compras diferentes.

Agora em outro cenário, você pode começar com um orçamento menor e ir aumentando conforme vê os resultados e entende melhor o que funciona para o seu público. 

O objetivo é aumentar as vendas online ao longo do ano, investimento moderado em anúncios no Facebook e Instagram, monitorando as conversões e ajustando a estratégia conforme necessário.

Entendeu? São cenários diferentes, por isso falei no início, não existe receita de bolo para saber quanto investir em tráfego pago, o importante é atender as necessidades do cliente.

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Agora que você já fez a análise, veja quanto investir em tráfego pago (apenas uma projeção)

Para orçamentos limitados

Com base em tudo que falei, digamos que você já conhece seu público, seu concorrente e já tem definido o tempo de resultado que espera com tráfego pago.

Vamos fazer uma projeção prática para o seu orçamento limitado. 

Objetivo: aumentar as vendas online. 

Prazo para resultados: três meses

Mercado: Móveis planejados

Nesse cenário, sugerimos começar com um orçamento de R$1.500,00 por mês em tráfego pago. Isso é suficiente para testarmos algumas campanhas e ver como elas performam.

Para orçamentos ideais

Cliente deseja vender mais e fortalecer a marca da sua empresa na seguinte projeção:

Objetivo: Branding e vendas

Prazo de resultado: 12 meses

Mercado: Consórcios 

Um orçamento ideal poderia começar em torno de R$10.000,00 por mês. Isso nos daria uma grande flexibilidade para trabalhar em diferentes canais e tipos de campanhas.

O Google Ads seria palavras chaves de fundo de funil, focando em vendas. 

Outra parte destinada ao Facebook, Instagram e YouTube, utilizando anúncios segmentados e criativos para reconhecimento de marca e remarketing. 

Todos os valores são fictícios e não são recomendações de valor ideal para seu negócios, representam apenas uma forma de explicar para você o quanto você deveria investir em tráfego baseado em seus objetivos, certo?

Você precisa ler: Porque investir em tráfego pago?

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Aumente o ROI da sua emrpesa com a Groufy

Conhecer e saber a base de quanto investir em tráfego é apenas o começo. A verdadeira “magia” acontece quando é utilizado estratégias e métodos para criar campanhas que não só alcançam, mas também vendem.

Seu investimento em tráfego pago não precisa ser um tiro no escuro. Com a Groufy sendo sua agência de tráfego pago, cada real investido é um passo calculado em direção ao seu objetivo. 

Entre em contato hoje e dê o primeiro passo para transformar sua empresa em referência no mercado. 

Estamos prontos para levar seu negócio ao próximo nível. E você?

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Joao Victor

Joao Victor

Opa Galera, sou o João Victor! Gestor de tráfego aqui da Groufy. Profissional apaixonado por marketing digital com mais de 2 anos de experiência. Sabe o que me intriga? Por que os clientes não aumentam a verba das campanhas quando o ROI chega a 22? É um verdadeiro mistério!

Mesmo assim, tenho resultados absurdos de ROI. Mas é engraçado observar que muitos não aproveitam a oportunidade de investir mais, mesmo com os números comprovando o sucesso! Acredito que uma boa estratégia de publicidade não é apenas alcançar um grande público, mas sim encontrar o público certo no momento certo.

Amo escrever e compartilhar minhas experiências. Meu objetivo é ajudar outros gestores e empresas a terem ROI no talo!

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