A maioria dos CEOs que chegam pra gente querendo fazer marketing digital, principalmente tráfego pago, não sabe muito bem como funciona, nem quanto deve investir no Google inicialmente.
E a primeira coisa que perguntamos para eles é: qual seu objetivo em nos contratar como sua agência de tráfego pago?
A maioria quer aumentar o faturamento, vender mais, ter mais leads em seus negócios e investir no Google ads geralmente é a ponte para isso acontecer.
Mas o X da questão é justamente saber quanto o cliente deve injetar no Google para ter resultados.
Como muitas respostas no marketing digital, a resposta é sempre “depende” e “com R$ 5,00 já dá para começar” mas não é bem assim, é preciso estratégia e direcionamento.
E é isso que vou explicar aqui, mostrar por que A + B = valor ideal para investir se quiser ter um mínimo de resultado.
Anunciamos conforme o objetivo definido
O investimento vai depender do objetivo do cliente/negócio, estratégia da campanha e público-alvo também, aliás, não podemos deixar de falar da importância de definir o público alvo.
O objetivo do cliente pode ser vender pelo google, gerar mais leads através de uma landing page ou melhorar o reconhecimento da marca e branding da empresa.
Para cada um desses objetivos, serão orçamentos e estratégias diferentes.
Digamos que o objetivo do cliente seja gerar 100 novos clientes para o seu serviço, certo?
Vou aprofundar esse exemplo para você entender melhor…
Veja também: 50 palavras negativas google ads
Como calculamos o “valor ideal” do investimento para ter resultados
Imagine uma empresa de software que desenvolveu um novo CRM.
O objetivo da empresa é gerar 150 novos clientes mensais. Para isso, criamos um uma landing page focada em conversão de usuários em leads, e posteriormente, em clientes.
A nossa projeção seria basicamente assim:
Campanha Focada em Conversão Direta
Objetivo: Gerar 150 clientes.
Projeção da Landing Page:
- Taxa de conversão em Leads: 20%
- Taxa de conversão de Leads em oportunidades: 25%
- Taxa de conversão de oportunidades em clientes: 40%
Cálculo de usuários necessários
Fórmula: VISITANTES (TX DE CONV. LP x TX CONV. OPORTUNIDADES x TX CONV. CLIENTES) = Nº DE CLIENTES DESEJADOS
Aplicação: VISITANTES (0,20 x 0,25 x 0,40) = 150
Resultado: VISITANTES = 7.500
Estimativa de investimento em Google ads para ter resultado a partir de X cliques
Custo por clique (CPC) Médio: R$ 2,00
Investimento necessário: 7.500 cliques x R$ 2,00 = R$ 15.000
Logo, para termos esse resultado, de acordo com o objetivo do cliente, o valor ideal seria de R$ 15,000.00. Na prática, é claro que esse valor pode oscilar tanto para mais, quanto para menos.
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