Por que usar um CRM com certeza irá aumentar as suas vendas

Quando o assunto é CRM podem surgir muitas dúvidas, confira nesse artigo por que usar essa ferramenta é uma excelente decisão.

Muitos empresários ainda não sabem por que usar um CRM, embora essa seja uma ferramenta indispensável para um time de vendas.

Existem muitas vantagens pra usar essa ferramenta, automação, organização, produtividade são apenas algumas delas.

Fazer uma venda normalmente envolve vários contatos com o lead e mesmo assim não é garantia daquela felicidade de fechar a venda.

Mas se você ainda não sabe o que é isso, se morde, se é de comer.

CRM significa Customer Relashionship Management, que traduzido fica algo como Gerenciador de Relacionamento com o Cliente.

Da mesma forma que é uma ferramenta muito útil, pode ser de tremer de medo de inicio pois ela faz modificações no processo de vendas da organização.

Mas nesse artigo com uma pitada de humor, vamos falar por que ele é necessário para sua empresa, let’s bora!

Por que usar um CRM vai ajudar aquela venda finalmente sair

Sair uma venda é bem difícil as vezes, nós sabemos, ligar muitas e muitas vezes para tentar conseguir aquela reunião pode ser motivo de virar a mesa com tudo em cima.

Mas pior ainda é esquecer de fazer a ligação por que tinham outras mil coisas para você fazer e essa ligação ficou junto no mesmo lugar que o imposto de renda na sua cabeça, nas suas lembranças.

Pra isso temos o CRM pra nos salvar, com ele da pra gerenciar quantos clientes estão dando aquela rodeada antes de fechar negócio.

Outra coisa que deixa a ferramenta muito mais próxima dos nossos corações é a possibilidade de fazer um Funil de Vendas, falamos mais sobre isso aqui.

Desvantagens de começar a usar um CRM

De inicio pode se assustador e difícil de usar um CRM, é igual o imposto de renda.

Também pode levar um tempo para se sentir familiar com o sistema Kanban, que é o sistema que a maioria dos sistemas usam hoje em dia.

Mas é que nem andar de bicicleta, aprendeu uma vez, nunca mais esquece.

Com muitos clientes vem grandes responsabilidades, não era esse o ditado? Que seja… mas não se assuste, a Cometa está aqui para te ajudar com esse monstro, não o imposto de renda, digo o CRM.

Como funciona um CRM?

quadro com organização em método kanban, o mesmo usado nos CRM

Como eu disse antes, a maioria dos CRM do mercado usam o Método Kanban, um fluxo de trabalho criado pelo diretor da Toyota Taiichi Ohno em 1953 para evitar desperdício de tempo e recursos nas fabricas.

Kanban significa cartão, é uma forma de quebrar o processo em ordem numa forma de colunas e separar em baixo as tarefas.

Conforme as etapas se completam se deslizam ou pulam para as próxima colunas.

Na época do Ohno, eram usados quadros que curiosamente deram o nome de kanban, em minúsculo por que se torna uma palavra diferente, obviamente.

Um pouco mais tarde, em 2010, David J. Anderson pensou, hum… E se eu usar isso para desenvolver softwares? Assim nasceu o Método Kanban como vemos hoje.

O CRM funciona assim, ele divide a jornada de venda em fases e conforme contato com o cliente vai evoluindo, ele passa para a próxima fase.

E qual CRM eu escolho?

Escolher um CRM é parecido com escolher uma comida no menu de um restaurante que você não conhece. No final é tudo comida, mas será que é bom mesmo?

Mas pra te ajudar fizemos uma lista com os melhores CRM do mercado para cada tipo de empresa.

Moskit CRM: esse é o nosso preferido, ele é muito bom para empresas enxutas, tem integração com WhatsApp e é brasileiro com custo-benefício matador.

É um CRM muito versátil e tem um suporte mais próximo do cliente.

Pipedrive: também é um CRM excelente tem uma integração com um grande numero de aplicativos, porém é cobrado em dólar é tem uma curva de aprendizado maior.

É o maior do mercado e vai continuar assim por algum tempo.

RD Station: um CRM ótimo para gerenciar campanhas e funis de marketing e é cobrado na nossa moeda, esse CRM é excelente para empresas que vendem produtos digitais.

O RD Station é ótimo para escala e empresas que estão crescendo de forma rápida.

Se o objetivo é aumentar a produtividade e vendas com certeza um desses vai ajudar sua empresa a bater o martelo em muitas vendas.

Depois de escolher um, é hora de colocar o time pra vender

Mapear os clientes e implantar essa ferramenta é a parte que pode demorar um pouco mais, mas não desista, você consegue.

Existem duas maneiras de começar, se você tem uma planilha de clientes, pode importar para o CRM, todos os mais atuais permitem importação de listas do Excel.

Também há a opção de começar a partir daqui e não importar os clientes mais antigos que não estejam em negociação.

Seja como for vale a pena gastar um tempinho aprendendo a andar nessa bicicleta nova.

Agora é só começar a colocar o CRM pra rodar e fazer novas vendas, vai fuçando e clicando que vai dar certo.

Se você entendeu mais sobre o assunto e entendeu por que usar um CRM, considere compartilhar esse post e ficar ligado no blog da Cometa.

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Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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