funil de vendas para móveis planejados

Exemplo de funil de vendas para loja de móveis planejados

Veja a importância de um funil de vendas bem estruturado para o sucesso de uma campanha de marketing e como ele vai aumentar as vendas e a satisfação dos clientes.

Você já parou para analisar como é o caminho que seus clientes percorrem antes de fecharem a compra de móveis planejados em sua loja? 

Entender esse processo pode ser um divisor de água em seu negócio, mas para isso precisamos de ferramentas e conhecimento. É aqui que entra nosso funil de vendas para loja de móveis planejados.

Sim, é possível aplicar um funil de vendas em qualquer negócio.

Vamos supor que você ainda nunca fez nenhuma campanha de marketing para sua loja, como você vai mapear seus leads desde o primeiro contato até uma venda? Sim, através do funil de vendas.

Vou te mostrar como essa “ferramenta” vai ajudar a compreender melhor seus clientes, ao longo do processo de compra.

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Veja as etapas do funil de vendas para móveis planejados

Conscientização (Topo do Funil)

Quando iniciarmos uma campanha de marketing para móveis planejados do zero, as pessoas ainda estão conhecendo sua loja física ou site, essas estão no topo do funil, ainda não conhecem seu negócio, mas lá embaixo, estão prontas para comprar, nem que seja uma prateleira de você.

No topo do funil, não vendemos imediatamente, principalmente no digital, digamos que uma pessoa passou em frente a sua loja e ficou olhando curiosa para algum móvel exposto, o certo é não sair correndo pra essa pessoa tentando vender imediatamente, concorda?.

Primeiramente criamos consciência sobre o seu negócio construindo interesse real. Conforme as pessoas avançam pelo funil, elas se tornam cada vez mais propensas a se tornarem clientes fiéis.

Interesse e considerando uma compra (Meio do Funil)

Seu cliente já conhece sua loja de móveis planejados, mas ainda está decidindo a comprar… Essa é a etapa que chamamos de “meio do funil”, a fase de interesse. 

Vou te explicar um pouco mais sobre como nutrir o lead nessa fase e levar ele para a próxima etapa.

Falando no digital, muita gente prefere agendar visitas ou pedir informações sem precisar sair de casa, certo?

Por exemplo, a Maria já tinha visto alguns anúncios na internet de sua loja enquanto utilizava o Facebook e agora ela está pensando em reformar a cozinha dela e adaptar as mudanças com móveis personalizados. 

Ela pesquisa no google por empresas, chega a ver outros anúncios, mas já está familiarizada com sua marca, você acha que ela vai preferir um “desconhecido”? Não!

Ela vai clicar e no seu anúncio, depois é levada para nossa LP, ver seu portfólio, depoimento de outros clientes e tem a ação: “Ah, quero saber mais sobre como ele trabalha”.

Maria escolhe um horário e pronto! Na hora marcada, ela pode visitar sua loja ou seus vendedores podem entrar em contato por telefone. Essa é uma das formas de captar clientes para móveis planejados.

Você ou seus consultores vão apresentar os projetos de móveis planejados com base nas necessidades da Maria.

Nesse momento, Maria acaba de ir para próxima etapa do seu funil de vendas.

O meio do funil é quando o cliente já conhece sua marca, mas ainda precisa de um “empurrãozinho” para se decidir, vamos ajudar Maria? 

Decisão (Fundo do Funil)

Aqui, a Maria já conhece a sua marca, já mostrou interesse e está muito próxima de tomar a decisão de compra.

Se Maria preferiu ir à loja, é a sua chance de ouro para mostrar o que tem de melhor. 

Aquela madeira de alta qualidade, a textura do acabamento, o design inovador… Tudo isso fica muito mais tangível para ela.

Além disso, a visita à loja é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas. Por mais que Maria tenha visto seu portfólio no site, ainda tem dúvida sobre a cor, tipo de madeira que vai servir ela melhor, como será instalado na cozinha dela, se o móvel vai ficar bem fixado na parede, são muitas dúvidas…

Uma conversa pessoalmente com um de seus vendedores pode ajudá-lo a visualizar melhor e escolher o móvel perfeito e fechando uma venda.

Após toda apresentação faça uma “proposta encantadora” geralmente seus concorrentes apenas jogam o valor e pronto, faça diferente… 

Siga esse checklist:

  • Especificação dos Móveis
  • Valores Claros
  • Demonstração ou amostras do projeto
  • Garantias e suporte
  • Serviço pós-Venda

Agora, com tudo alinhado, é hora de fechar o negócio! Facilite o máximo que conseguir o processo para a Maria. Adiante um pagamento inicial ou escolha de uma data de entrega e instalação do projeto.

Você vai gostar: como vender móveis planejados na internet

Pós-venda

Vendemos para Maria, você entregou os móveis planejados lindíssimos para ela, mas o trabalho não acabou, beleza? Na verdade, é aqui que começa uma nova etapa: o pós-venda!

Lembra que nas outras etapas do funil, a Maria teve facilidade de evoluir graças a depoimentos de clientes e portfólio? Pois é, você vai criar mais um case com a Maria também.

Envie um pequeno questionário no whatsapp para a Maria. Pergunte o que ela achou dos móveis, da entrega, da instalação e do atendimento.

Uma ligação pessoal pode ser interessante também. “Oi, Maria! Aqui é da [nome da sua loja]. Só queríamos saber se está tudo bem com os móveis e se você precisa de alguma coisa. 

Porém, lembre-se que no whatsapp você pode tirar print e criar a prova social, certo? Na dúvida, faça os dois de forma estratégica.

Junto com os móveis, entregue um pequeno guia com dicas para limpeza e manutenção. Por exemplo: “Para o acabamento em [tipo de madeira], use um pano úmido e evite produtos abrasivos.

Relembre a Maria sobre a garantia dos móveis e informe-a sobre como acionar o suporte caso necessário.

Porque não oferecer um incentivo para a Maria se ela indicar amigos ou familiares? Pode ser um desconto, um brinde ou até mesmo monetário.

Clientes satisfeitos são os melhores promotores!

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Quer escalar sua marcenaria através de um funil de vendas de alta conversão? Conte com a Groufy!

Sabemos o quanto você está trabalhando em fazer sua loja de móveis planejados crescer e alcançar mais clientes e podemos te ajudar nisso! 

Mas, para isso, você precisa de uma estratégia de marketing bem estruturada, é aí que entramos como sua agência de tráfego pago.

Vamos desenvolver um funil de vendas que atrai, vende e retém! 

Analisamos a fundo sua marca, entendendo seus diferenciais, dores e objetivos. A partir daí, traçamos uma estratégia que converse diretamente com seu público-alvo.

Vamos escalar? Aguardo seu contato!

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Matheus Maiberg

Matheus Maiberg

Matheus iniciou na vida acadêmica em Gestão Financeira na Univel e Engenharia da Computação na UTFPR e agora é CEO da Groufy Aceleradora, se tornou consultor de marketing em 2018 e desde então gerenciou mais de 90 projetos de marketing ao todo.

Especialista em Inside Sales e Marketing de Perfomance e está atualmente escrevendo um livro sobre o assunto que será lançado em 2025.

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